segunda-feira, 22 de julho de 2019

Cosmonautas

Como seria de se esperar, não tem faltado boas séries e documentários sobre os 50 anos da chegada dos astronautas à Lua. Pra quem gosta, um prato cheio. Tem a reexibição da série Da Terra a Lua, na HBO. Com 12 episódios, a série produzida por Tom Hanks foi exibida há vinte anos e premiada com um Globo de Ouro e três Emmy, voltando agora inteiramente remasterizada. Tem também o aguardado documentário Apollo 11, na CNN, que ainda não sei se, quando e como vai ser exibido no Brasil, mas que já deve estar disponível nos torrents da vida. Pra não falar dos consagrados Apolo 13 e Os Eleitos que, volta e meia, são reexibidos nos canais a cabo.

O que todas estas séries têm em comum é o ponto de vista adotado: o do programa espacial americano. O que até soa natural quando se parte da premissa de que o ponto culminante da corrida espacial foi a alunissagem, em 1969. O fato, porém, é que não dá para entender aquela corrida sem levar em conta o papel desempenhado por outros competidores, sobretudo o programa espacial soviético e, mais tarde, o russo. É justamente este contraponto que torna tão interessante este documentário da BBC: Cosmonauts - How Russia Won the Space Race. Exibido em 2014, só pude assistir ontem e -- novamente, pra quem gosta do assunto -- é imperdível.

A qualidade das imagens deixa quase sempre a desejar, mas o relato em outra perspectiva complementa o que normalmente é dito sobre a história e ajuda a entender o contexto político e militar que determinou o ritmo e os objetivos da corrida entre os dois países. O filme combina momentos de glória, tragédia, heroísmo e decepções. Tem até uma dose implícita de humor, como no trecho sobre o treinamento físico dos primeiros cosmonautas, que é embalado pela canção que fez sucesso na voz do inesquecível barítono russo Eduard Anatolyevich Khil, Ya ochen rad, ved ya, nakonets, vozvrashchajus domoy [Estou muito feliz porque finalmente estou voltando pra casa], canção que a maioria de nós conhece como o tro-lo-ló.

O mais importante é que, apesar do esforço de contrabalançar a narrativa usual, voltada quase exclusivamente para os sucessos americanos e, portanto, parcial, o filme não tem nada de apologético. Vale a pena.


Watch Cosmonauts How Russia Won the Space Race (2014) - Vevi from Bryn Evans on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário