quinta-feira, 11 de abril de 2013

Isaac Rubin e a história do pensamento econômico

Na área de economia política, um dos lançamentos aguardados no ano de 2013 é o da tradução brasileira de Istoriya Ekonomicheskoi mysli, obra do grande economista russo, Issac Rubin. O volume, um manual de história do pensamento econômico para ensino universitário, foi publicado em 1926  e reeditado algumas vezes nos anos seguintes. Tinha originalmente 39 capítulos que, na segunda edição, foram acrescidos de mais um. Eles tratam do mercantilismo e da fisiocracia, do pensamento econômico de Adam Smith e David Ricardo, chegando até ao período do declínio da Escola Clássica. Foi originalmente pensado para ser lido e estudado juntamente com um volume de Clássicos da economia política do século XVII até meados do século XIX, uma compilação organizada por Rubin de textos de economistas clássicos e pré-clássicos.

O lançamento dessa tradução para o português vem sendo preparada pela Editora da UFRJ, tendo a frente do projeto a Professora Maria Malta e o saudoso Professor Carlos Nelson Coutinho, que faleceu no ano passado, antes de ver o livro publicado. Em 2012, eles nos convidaram - a mim e ao meu colega e amigo, João Antonio de Paula - para escrever uma apresentação do livro. O convite foi aceito de pronto e o resultado é esse texto que acaba de sair na série de Textos para Discussão do Cedeplar-UFMG:
João Antonio de Paula, Hugo E. A. da Gama Cerqueira. Isaac I. Rubin e sua história do pensamento econômico. (Texto para discussão, 469) Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 2013.
Frontispício da edição russa de 1929 da
História do Pensamento Econômico.
O texto, ao qual é possível ter acesso através do link acima, faz uma breve exposição sobre a biografia de Rubin. Em seguida, discute as tentativas de Karl Marx de escrever uma história crítica da economia política e, à luz desses elementos, analisa o sentido do esforço teórico de Rubin em sua História do Pensamento Econômico.

Lembro que a importância de Isaac Rubin e de seu livro sobre A teoria marxista do valor foram o tema de um dos primeiros comentários postados nesse blog. Nossa expectativa é de que a publicação dessa tradução da História do Pensamento Econômico sirva aos leitores brasileiros e de outros países de língua portuguesa como um meio de estimular o estudo das ideias dos economistas clássicos e de auxiliar na compreensão da crítica de Marx à economia política. Será também uma oportunidade para que esses mesmo leitores avaliem o legado de Isaac Rubin e homenageiem sua memória e seu trabalho, retirando-os do esquecimento e do silêncio em que foram lançados pelo stalinismo. Que o valor de Rubin possa ser reconhecido com justiça por aqueles que vieram depois.




quinta-feira, 4 de abril de 2013

Metodologia da Economia: o curso da Profa. Ana Maria Bianchi

Não são todos os cursos de economia no Brasil que oferecem disciplinas de Metodologia da Economia, isto é, disciplinas sobre fundamentos epistemológicos e metodológicos da teoria econômica. São ainda em menor número os cursos que podem contar com uma professora com a experiência e a competência de Ana Maria Bianchi. Professora do Departamento de Economia da FEA-USP entre 1976 e 2011, ela foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia daquela Universidade e representante da área de Economia junto à Capes. É autora de dezenas de artigos e capítulos de livros sobre a história do pensamento econômico, a metodologia da ciência econômica e a economia do trabalho. Em junho de 2011, Ana Maria aposentou-se, mas continuou vinculada à USP como professora voluntária.

Nesse ano, ela está oferecendo uma disciplina regular de graduação sobre Metodologia da Economia, que será filmada e disponibilizada no YouTube. Uma excelente oportunidade para quem quiser ter uma introdução abrangente e cuidadosa aos temas dessa disciplina.

O curso começou no dia 27/02/13 e terminará no final de junho. Depois de discutir os fundamentos da ciência econômica do ponto de vista da teoria do conhecimento e a da metodologia, o curso contemplará teorias de economistas que se debruçaram sobre questões metodológicas, entre os quais Stuart Mill, Lionel Robbins e Milton Friedman. A última seção do programa cobrirá algumas questões do debate contemporâneo, como a natureza retórica de economia e os avanços no campo da economia comportamental.

Assista abaixo o vídeo da primeira aula. As demais aulas podem ser encontradas aqui.