sábado, 3 de setembro de 2011

John Locke e o valor do dinheiro

No próximo dia 15/09, quinta-feira, daremos início ao Ciclo de Seminários em Metodologia e História do Pensamento Econômico do Cedeplar. Nosso primeiro convidado será Maurício Chalfin Coutinho, professor do Instituto de Economia da Unicamp, que virá apresentar o texto Locke and the quantity theory of money.

Maurício é um dos nossos maiores professores e pesquisadores na área de história do pensamento econômico. Nos últimos anos, seu trabalho tem se voltado prioritariamente para a investigação de temas do pensamento econômico brasileiro (a obra de Celso Furtado) e de tópicos em economia monetária dos séculos XVII e XVIII (autores como Barbon, Locke, Law, Berkeley, Cantillon, Steuart, Hume, Turgot, Smith e Thornton).



Velho amigo do Cedeplar, Maurício foi colega de vários professores da casa que frequentaram as primeiras turmas do Mestrado em Economia da Unicamp (João Antonio de Paula e Clélio Campolina Diniz, entre outros) e, mais tarde, foi professor de outros tantos que também cursaram sua pós-graduação em Campinas. Ele é bem conhecido dos alunos da graduação em Economia da FACE-UFMG. Seus dois livros - Lições de economia política clássica, que é de 1993, e Marx: notas sobre a teoria do capital, de 1997 - são adotados há vários anos nas disciplinas de história do pensamento econômico e economia política ministradas na UFMG.

A programação do ciclo de seminários para o restante do segundo semestre de 2011 prevê ainda a vinda dos professores Ramón García Fernández, da UFABC, e de Ana Maria Bianchi, da USP. Os eventos são abertos a todos os interessados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário