quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ciclo de seminários em HPE no Cedeplar

O Cedeplar-UFMG, através de seu Grupo de Pesquisa em Metodologia e História do Pensamento Econômico, promoverá um ciclo de seminários ao longo do segundo semestre de 2011. A organização do ciclo está a sob minha responsabilidade e do meu colega Carlos Eduardo Suprinyak. Pretendemos atingir, essencialmente, dois objetivos:

. em primeiro lugar, promover uma maior integração entre os pesquisadores atuantes no Brasil nas áreas de História do Pensamento Econômico e Metodologia da Ciência Econômica, possibilitando a criação e a consolidação de laços de cooperação acadêmica inter-institucional no âmbito nacional;

. em segundo lugar, consolidar o Cedeplar e a UFMG como centros de referência no Brasil para todos aqueles envolvidos nessas duas frentes de pesquisa, sejam eles professores, pesquisadores ou estudantes de graduação e pós-graduação.


Os seminários serão abertos ao público em geral, ao mesmo tempo em que se assegurará a presença de uma platéia de especialistas com condições de interagir ativamente com as discussões propostas. Cada seminário contará com um convidado externo, escolhido entre pesquisadores de renomada competência que atuem nas áreas de História do Pensamento Econômico e Metodologia da Ciência Econômica – sendo possível, eventualmente, ampliar o escopo temático de maneira a abranger áreas correlatas, tais como História Econômica e Economia Política.

Nossa intenção é transformar o ciclo de seminários, uma vez instaurado, em um evento permanente da UFMG, realizado a intervalos regulares e servindo como ponto de apoio e referência para os pesquisadores brasileiros da área que pretendam expor seus trabalhos diante de uma audiência ao mesmo tempo qualificada e interessada.

Para o segundo semestre de 2011 está prevista a realização de quatro seminários, que contarão com o apoio financeiro da Fapemig. A primeira sessão está agendada para o dia 15 de setembro, quinta-feira, às 14 horas, quando contaremos com a presença do Prof. Maurício Coutinho, do Instituto de Economia da Unicamp, que discutirá a teoria monetária de John Locke.

Divulgarei, em breve, maiores informações sobre a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário