quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Seminário à vista

Nesta semana demos início aos convites para o próximo seminário do grupo de pesquisa em Economia Política Contemporânea. É o segundo da série iniciada em outubro de 2008 com o seminário sobre os 150 anos dos Grundrisse.

Desta vez, o encontro vai acontecer em novembro, nos dia 11 e 12, com o título de A linha geral. A escolha deste nome é uma brincadeira com o título do livro que resultou do primeiro seminário, o Ensaio geral, sobre o qual pretendo falar num outro post. O nome é também uma homenagem a Eisenstein, que lançou um filme com este mesmo título em 1929.


No primeiro dia do seminário planejamos ter duas sessões sobre diferentes leitores e intérpretes da crítica da economia política de Marx. Em sua maioria, serão autores atuantes nos anos 1920. Economistas, como Rubin, Grossman, Preobrazhensky e Bukarin, e filósofos, como Lukács, Korsh, Bloch.

À noite, teremos uma palestra da professora Beverly Silver, do Departamento de Sociologia da Johns Hopkins University. Ela é a autora de livros premiados, como Forces of labor, já traduzido para o português (Forças do trabalho, Boitempo, 2005). É também co-autora, com Giovanni Arrighi, de Chaos and governance in the modern world system, também disponível em português (Caos e governabilidade no moderno sistema mundial, Contraponto, 2001).

Para o segundo dia do seminário, planejamos ter três sessões sobre temas contemporâneos: dinheiro e finanças, trabalho e as reconfigurações do capitalismo mundial.

Além de Beverly Silver, já estão confirmadas as presenças de alguns convidados externos ao Cedeplar, como Eleutério Prado (USP) e Maurício Coutinho (Unicamp). Outras informações serão postadas aqui à medida que a programação for se definindo. Marquem em suas agendas e até lá.


Cartaz de A linha geral ou O velho e o novo (Staroye i novoye) de Sergei Eisenstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário