quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Assegurada a continuidade do projeto editorial da MEGA2

A boa notícia do dia é que, graças ao apoio financeiro da Deutsche Akademie der Wissenschaften, o desenvolvimento do projeto de edição das obras completas de Marx e Engels, a Marx-Engels Gesamtausgabe (MEGA), está assegurado pelos próximos 16 anos! 

O anúncio foi feito pela Berlin-Brandenburgische Akademie der Wissenschaften (BBAW) e pode ser conferido aqui.

A edição da MEGA é feita em cooperação internacional por um conjunto de instituições que, além da BBAW, incluem o  Instituto Internacional de História Social Amsterdam (IISH), o Arquivo Russo de História Social e Política (RGASPI) e equipes de especialistas em diferentes países. A natureza e os inúmeros percalços do projeto editorial da MEGA podem ser conhecidos lendo-se esse texto sobre a história da edição crítica das obras de Karl Marx.

A continuidade do projeto editorial prevê uma mudança no formato dos novos volumes. Alguns manuscritos e cadernos de excertos ainda inéditos, como aqueles relacionados ao tema das crises econômicas e os famosos cadernos de Londres, serão publicados em formato de livro impresso. Os trabalhos jornalísticos e outros manuscritos, bem como a correspondência de Marx e Engels serão, daqui por diante, publicados exclusivamente em formato digital. 


Volumes da segunda seção da MEGA 2 (foto do blog de Roland Boer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário