domingo, 25 de maio de 2014

Os melhores romances policiais de 2013

O ano já vai quase pela metade e ainda não publiquei minha lista dos melhores romances policiais de 2013 (consulte a lista dos melhores em 2012 e 2011). Para não quebrar a série e evitar mais demoras, vou me limitar a indicar os livros, sem maiores comentários.  Antes disso, faço dois avisos importantes.

O primeiro, é que a lista reúne os melhores policiais entre os que pude ler em 2013. Alguns foram lançados ainda em 2012. Por outro lado, alguns lançamentos de 2013 podem ter passado desapercebidos.

O segundo aviso é que não costumo incluir autores que considero bons demais pra tomarem parte em qualquer lista sob o risco de não deixarem espaço pra mais ninguém. É o caso de um Simenon, por exemplo, de quem continuo lendo os volumes relançados pela L&PM.

Na mesma linha, tomei a decisão de não incluir O homem que amava os cachorros, do cubano Leonardo Padura. Apesar de ser um autor consagrado de romances policiais, o livro não se encaixa exatamente no gênero. Além disso, ele não está apenas entre os melhores policiais lançados em 2013, mas foi o melhor romance que li no último ano. Fica, portanto, como uma recomendação à parte.

Dito isso, aqui está a minha lista dos melhores policiais de 2013. São os seguintes:

Morte em Pemberley, de P. D. James.
Tradução de Sonia Moreira.
Cia das Letras, 2013.



 





Boneco de Neve, de Jo Nesbo.
Tradução de Grete Skevik.
Record, 2013.









O Exército Furioso, de Fred Vargas.
Tradução de Dorothée de Bruchard.
Cia das Letras, 2012.









O Segredo do Lago, de Arnaldur Indridason.
Tradução de Álvaro Hattnher.
Cia das Letras, 2013.









O Clube Dante, de Mathew Pearl.
Tradução de Maria José Silveira.
Record, 2012.




terça-feira, 6 de maio de 2014