segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A nova MEGA na Biblioteca Emílio Moura

No dia 11, estive na Biblioteca da FACE-UFMG para a entrega dos volumes da Marx-Engels-Gesamtausgabe (MEGA2) adquiridos com recursos do projeto de pesquisa "Em busca de novos horizontes para a economia política contemporânea".

Registro da entrega dos volumes da MEGA pelos professores
Eduardo Albuquerque  e Hugo da Gama Cerqueira à
Maria Célia Carvalho de Resende, bibliotecária-chefe
  da FACE-UFMG
(foto: Ricardo Ruiz)


O projeto, liderado pelo meu colega e amigo Eduardo Albuquerque e desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Economia Política Contemporânea do Cedeplar, contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com os recursos obtidos, pudemos adquirir os volumes disponíveis da segunda seção da MEGA. Trata-se da seção de textos relacionados a O Capital e que inclui tanto o material preparatório (manuscritos de Marx, como os Grundrisse de 1857-58), quanto os textos publicados por Marx e Engels (como as várias versões do Livro I). Cada volume é composto de dois tomos: o primeiro, com o texto de Marx ou Engels, e o segundo, com um extenso e impressionante aparato crítico.

A lista completa dos títulos adquiridos pode ser conferida nesta notícia. Os volumes restantes da segunda seção deverão ser comprados oportunamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário