O pequeno Carl (assim mesmo, Carl com "C") veio ao mundo na madrugada de uma terça-feira, 5 de maio de 1818. Nasceu na casa alugada pelo pai, que ficava na Brückenstraße (Rua da Ponte), na distante e provinciana cidadezinha de Trier, no extremo oeste da Prússia.
Era o terceiro filho de Heinrich Marx e de sua esposa, Henriette. Tinha dois irmãos Mauritz David e Sophie, aos quais se somariam, nos anos seguintes, Hermann, Henriette, Louise, Emilie, Caroline e Eduard.
O pai era um advogado próspero, que provinha de família judaica, como a mãe. Ambos tiveram que se converter ao cristianismo. Carl seguiu a trilha, sendo batizado aos seis anos de idade.
De sua infância e juventude temos pouco conhecimento. Sabemos que era muito travesso e que era, ao mesmo tempo, amado e temido, e encantava as irmãs contando estórias.
Entre os amigos e parceiros de brincadeiras havia um certo Edgar e sua irmã mais velha, Jenny. Anos depois, Carl se apaixonaria pela menina. Noivaram em segredo e, finalmente, casaram-se em 1843. Mas isso já é assunto para outro texto.
--------------------
PS. tudo isso eu aprendi lendo o primeiro volume da biografia escrita pelo Michael Heinrich (Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna), o que é um bom pretexto para voltar a recomendar sua leitura.