De todo modo, o que eu gostaria de registrar aqui é a publicação de dois números da revista "Dissonância: Revista de Teoria Crítica", que eu também não conhecia, números integralmente dedicados à Marcuse. Alvíssaras!
O primeiro número, lançado ainda em 2018, traz nove artigos sobre sua obra, escritos por intérpretes brasileiros e do exterior, além de uma apresentação dos editores dos dois números, John Abromeit e Marcos Nobre.
O segundo, lançado há pouco, publica traduções inéditas de seis artigos de Marcuse, entre os quais um texto publicado postumamente, em 1992, sobre Ecologia e Crítica da Sociedade Moderna, que é a transcrição de uma fala de 1979, ano de sua morte. O número traz ainda duas entrevistas com Marcuse, que incluem uma longa conversa de 1978 com Jürgen Habermas, Heinz Lubasz e Tilman Spengler.
Enfim, tem coisas preciosas pra quem se interessa pela obra do grande filósofo e cientista social alemão, e formam um registro à altura das duas efemérides.A revista tem acesso aberto.
Herbert Marcuse (1898-1979) |