sábado, 21 de maio de 2016

The History of Economic Thought Website está de volta


Criado por Gonçalo Fonseca em 1998, The History of Economic Thought Website foi das melhores coisas feitas no tempos heróicos da internet, quando a gente se encantava com a simples possibilidade de encontrar versões eletrônicas de textos que sempre víamos citados mas que dificilmente estavam disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Depois do pioneiríssimo McMaster Archive for the History of Economic Thought, desenvolvido por Rod Hay, foi o meu site predileto entre os recursos on line para estudar economia.

Os tempos mudaram. Importar livros ficou incrivelmente mais fácil e rápido. Vieram as edições em pdf, os e-books, alguns deles disponíveis a um clique mesmo pra quem não tiver um tostão. E, finalmente, surgiram recentemente as versões on line de manuscritos guardados em arquivos espalhados pelo mundo. Tudo isso tornou possível aquilo que dez ou vinte anos atrás era simplesmente impensável: pesquisar sobre a história do pensamento econômico em qualquer parte do mundo, praticamente sem ter que sair de sua casa ou do escritório.

Apesar dessas mudanças, o site do Gonçalo Fonseca continua uma ferramenta útil e bastante confiável para estudantes que queiram começar a se orientar nesse mundo de autores e livros. Ele é uma espécie de repositório de links para textos de (e sobre os) autores que marcaram a história das ideias econômicas, todos eles disponíveis gratuitamente na internet. Mais que isso, é um esforço de apresentar de modo breve a biografia e as ideias de mais de mil diferentes autores, situando-os no contexto das várias escolas de pensamento e dos temas e controvérsias que marcaram a trajetória da disciplina.

Nostalgia à parte, é uma excelente notícia saber que o website está novamente disponível para consulta. O relançamento tornou-se possível por meio de um apoio dado pelo Institute for New Economic Thinking (INET). O conteúdo do site ainda está sendo atualizado, mas ninguém que seja minimamente interessado em economia vai se arrepender se gastar um pouco de seu tempo passeando pelas suas milhares de páginas. Divirtam-se!