domingo, 25 de maio de 2014

Os melhores romances policiais de 2013

O ano já vai quase pela metade e ainda não publiquei minha lista dos melhores romances policiais de 2013 (consulte a lista dos melhores em 2012 e 2011). Para não quebrar a série e evitar mais demoras, vou me limitar a indicar os livros, sem maiores comentários.  Antes disso, faço dois avisos importantes.

O primeiro, é que a lista reúne os melhores policiais entre os que pude ler em 2013. Alguns foram lançados ainda em 2012. Por outro lado, alguns lançamentos de 2013 podem ter passado desapercebidos.

O segundo aviso é que não costumo incluir autores que considero bons demais pra tomarem parte em qualquer lista sob o risco de não deixarem espaço pra mais ninguém. É o caso de um Simenon, por exemplo, de quem continuo lendo os volumes relançados pela L&PM.

Na mesma linha, tomei a decisão de não incluir O homem que amava os cachorros, do cubano Leonardo Padura. Apesar de ser um autor consagrado de romances policiais, o livro não se encaixa exatamente no gênero. Além disso, ele não está apenas entre os melhores policiais lançados em 2013, mas foi o melhor romance que li no último ano. Fica, portanto, como uma recomendação à parte.

Dito isso, aqui está a minha lista dos melhores policiais de 2013. São os seguintes:

Morte em Pemberley, de P. D. James.
Tradução de Sonia Moreira.
Cia das Letras, 2013.



 





Boneco de Neve, de Jo Nesbo.
Tradução de Grete Skevik.
Record, 2013.









O Exército Furioso, de Fred Vargas.
Tradução de Dorothée de Bruchard.
Cia das Letras, 2012.









O Segredo do Lago, de Arnaldur Indridason.
Tradução de Álvaro Hattnher.
Cia das Letras, 2013.









O Clube Dante, de Mathew Pearl.
Tradução de Maria José Silveira.
Record, 2012.




3 comentários:

  1. Hugo, passo pra estimulá-lo a, qualquer hora dessas, fazer também um post sobre esses autores "bons demais que, se incluídos não deixariam espaço pra ninguém". Por conta da sua lista do ano passado, acabei procurando o Simenon, que não conhecia, e gostei bastante. Não gostaria de compartilhar alguns de seus favoritos com os menos conhecedores do gênero?
    Abraço,
    Gustavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, Gustavo, vou cuidar disso em algum momento. Quanto ao Simenon, além das edições da L&PM, a Cia das Letras também está publicando novas traduções das estórias do Maigret.

      Excluir
    2. Obrigado pela dica, Hugo. Por enquanto tenho dado conta do recado com uns epubs que arrumei por aí, mas ficarei de olho nas edições da L&PM e Cia. das Letras também. Abraço.

      Excluir