quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Marx, o caderno B113 e a crise

Estive há duas semanas no Instituto de Economia da Unicamp, a convite dos Professores Maurício Serra e Simone Deos, para apresentar um seminário com o mesmo título desse post: Marx, o caderno B113 e a crise.

Karl Marx, ilustração de Cássio Loredano
"Mas o que é o tal caderno B113?", perguntará o leitor. É um dos quase 200 cadernos de excertos, manuscritos deixados por Marx, contendo longas e minuciosas anotações sobre livros e outras publicações de economia, história, filosofia e outras áreas científicas que ele estudou ao longo de sua vida. São extratos que ele copiou, resumiu e comentou em cadernos redigidos para seu uso pessoal. Esse material segue, até hoje, inédito e, deste modo, inacessível ou desconhecido para a imensa maioria dos pesquisadores de sua obra.

Esse é um tema que tem frequentado a minha agenda de pesquisa nos últimos anos: a edição das obras de Karl Marx e os seus manuscritos inéditos. Algum tempo atrás, escrevi um artigo sobre David Riazanov e a primeira tentativa de editar a Marx-Engels-Gesamtausgabe, as obras completas de Marx e Engels. O texto foi publicado em 2010 na revista Economia, editada pela Anpec, e pode ser acessado por meio do link abaixo:
Hugo E. A. da Gama Cerqueira. David Riazanov e a edição das obras de Marx e Engels. Economia, v. 10(1): 199-215, 2010.

Posteriormente, a investigação sobre o tema evoluiu no âmbito dos trabalhos do grupo de pesquisa em Economia Política Contemporânea do Cedeplar-UFMG, que contaram com o apoio inestimável dos professores Rolf Hecker e Michael Krätke e resultaram no texto que serviu de base para minha apresentação na Unicamp. Trata-se de um artigo escrito a muitas mãos e que agora está disponível em meio eletrônico no site da Review of Radical Political Economics:
Joao Antonio de Paula, Hugo E. A. da Gama Cerqueira, Alexandre Mendes Cunha, Carlos Eduardo Suprinyak, Leonardo Gomes de Deus, and Eduardo da Motta e Albuquerque. Notes on a Crisis: The Exzerpthefte and Marx's Method of Research and Composition. Review of Radical Political Economics, 2012. DOI 10.1177/0486613412458648.

Além de apresentar o caderno B113, o artigo sugere sua importância para a compreensão dos aspectos financeiros e monetários das crises econômicas que Marx investigou depois de publicar o primeiro livro de O Capital. Como afirma o resumo:
"The contents of this notebook reveal a systematic effort to investigate new features of financial markets and institutions which were spreading throughout Europe during the 1860’s, and which were put in sharp evidence by the events that surrounded the Overend, Gurney crisis in England, in 1866. Besides offering valuable clues with respect to Marx’s method of investigation and composition, the relevance of the themes comprised in the notebook for the analysis developed in part five of Capital’s volume III suggests that these manuscript excerpts and notes were part of the preparatory material for a future revision of that book, which Marx was never able to carry through."

A pesquisa continua.



Nenhum comentário:

Postar um comentário