sábado, 19 de novembro de 2011

Ciclo de seminários (4): Maria Pia Paganelli discute Hume e os bancos

Já dá para dizer que o primeiro Ciclo de Seminários em Metodologia e História do Pensamento Econômico foi um sucesso. Depois de três eventos muito bem-sucedidos, estamos chegando ao quarto e último seminário dessa série. Na segunda-feira, dia 28/11, vamos receber Maria Pia Paganelli, que virá ao Cedeplar para discutir as ideias de Hume sobre dinheiro e bancos.

Maria Pia Paganelli
Maria Pia cursou a graduação e o mestrado em ciência política na Università Cattolica del Sacro Cuore, de Milão. Doutorou-se em economia pela George Mason University, em Washington Virgínia (EUA), em 2002. Depois disso, lecionou em diferentes universidade. Atualmente, é professora da Trinity University (Texas, EUA).

Sua área de pesquisa é a história do pensamento econômico, sobretudo do século XVIII. Ela já publicou vários trabalhos sobre a economia monetária daquele período, e sobre as teorias econômicas e filosóficas de Adam Smith e David Hume. Também explora a conexão entre a obra destes autores e temas contemporâneos em economia comportamental e experimental, e em neuroeconomia.


Seu seminário no Cedeplar vai girar em torno da teoria monetária de David Hume e, mais especialmente, das restrições que Hume opunha à existência dos bancos (o texto que servirá de base à apresentação está disponível: 'David Hume on banking').

Quem se interessa pela obra de Hume sabe que, em 2011, estamos comemorando os 300 anos de seu nascimento. O seminário de Maria Pia será, também, uma oportunidade de celebrarmos a data e o legado teórico desse grande filósofo, economista e historiador escocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário