domingo, 6 de novembro de 2011

Ciclo de Seminários (3): Ana Maria Bianchi discute a HPE e a Metodologia no Brasil

Na próxima quinta-feira, 10/11, a Profa. Ana Maria Bianchi virá ao Cedeplar-UFMG para discutir o estado das artes das disciplinas de História do Pensamento Econômico e Metodologia no Brasil.

Ana Maria Bianchi
Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo, Ana Maria lecionou na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade daquela instituição entre 1976 e 2011. Ali, coordenou o Programa de Pós-graduação em Economia do IPE e chegou a posição de professora titular. Aposentou-se no início desse ano, mas continua vinculada a USP como professora voluntária. Ana Maria foi também coordenadora da área de Economia junto à Capes.

Seus temas de pesquisa passam pelo estudo de aspectos do funcionamento do mercado de trabalho, além de tópicos relacionados à metodologia da economia e à história do pensamento econômico. É autora de A pré-história da economia: de Maquiavel a Adam Smith e de outros cinco livros, bem como de dezenas de artigos em periódicos e coletâneas.


Recentemente, Ana Maria tem se dedicado à investigação da obra de autores ligados à economia do desenvolvimento, como Raúl Prebisch  e Albert Hirschman.

Este será o terceiro evento do Ciclo de Seminários em Metodologia e História do Pensamento Econômico do Cedeplar.

Esta primeira edição do Ciclo de Seminários será encerrada no final de novembro, com uma apresentação da Profa. Maria Pia Paganelli, da Trinity University (detalhes em breve).

O apoio financeiro da Fapemig à realização do Ciclo em 2011 e a boa acolhida que os seminários têm encontrado entre professores e alunos do Cedeplar e de outras instituições são elementos que nos estimulam a tentar reeditar a série de eventos no próximo ano. Enquanto isso, convido os leitores a conferir, abaixo, um pequeno registro do seminário apresentado pelo Prof. Ramón Fernández García no dia 20/10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário