segunda-feira, 4 de julho de 2011

Os 300 anos de Hume

Em 2011, estamos comemorando o 300° aniversário do nascimento de David Hume. Para celebrar a data, a equipe da Royal Society of Arts (RSA) reuniu dois importantes estudiosos do pensamento de Hume para comentar sua obra e os aspectos de seu pensamento que até hoje nos interessam.

Nicholas Phillipson
Nicholas Phillipson é historiador. Foi professor da Universidade de Edimburgo entre 1965 e 2004, onde ainda atua como pesquisador honorário. Seus trabalhos tratam da história intelectual e cultural da Escócia no período moderno e, em particular, da história do Iluminismo escocês. Foi editor da revista Modern Intellectual History e presidente da Eighteenth Century Scottish Studies Society. Recentemente, publicou um volume sobre Hume como historiador e uma aclamada biografia de Adam Smith.



Peter Millican
Peter Millican, é um filósofo britânico e professor na Universidade de Oxford. Atualmente, é também Illumni David Hume Fellow no Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da Universidade de Edimburgo.É conhecido por seus trabalhos sobre o desenvolvimento da filosofia de Hume e sobre a interpretação da crítica humeana à indução. É também co-editor da revista Hume Studies.

O vídeo das duas apresentações está disponível abaixo e é um excelente "aperitivo" a quem se interessar pelo estudo da obra desse grande filósofo, historiador e economista político escocês.
 



Phillipson e Millican também participaram de uma outra sessão em homenagem aos 300 anos de Hume (vídeo abaixo). A mesa redonda foi organizada pela Universidade de Edimburgo e coordenada por Sheena McDonald, contando ainda com apresentações dos professores Richard Holloway e Susan Manning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário