quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Incipit vita nova

Primeiro post a gente não esquece? Talvez. Faz muito tempo que quero colocar esse blog no ar. Isto não quer dizer que ele tenha sido devidamente planejado, que eu tenha pensado com cuidado no que queria fazer.

Dizem que começar um blog de sucesso requer vários cuidados: conteúdo focado, apuro técnico, visual atraente e outras tantas coisas. Se depender disso tudo, este blog já nasce condenado. Mas como não tenho a intenção de reunir centenas de seguidores ou de fazer dele uma fonte de lucro, isso não é razão para deixar a idéia de lado. De fato, "sucesso de público" não é bem o objetivo aqui.


Muito mais (ou menos) que isso, a idéia é reunir algumas notícias, estórias que, por uma razão ou outra, chamaram minha atenção. Reunião de  alguns espécimes para meu gabinete de curiosidades, coisas que também podem interessar a outros, quem sabe?

Incipit vita nova, aqui começa uma vida nova (ou, ao menos, um blog novo). A divisa, tomada de Dante, está no brasão da UFMG. Há mais de 80 anos, o Professor Mendes Pimentel, primeiro reitor da Universidade explicava o sentido desta divisa que, segundo ele, pretendia representar a constante inquietude do homem de ciência, para quem cada descoberta ou conquista torna-se apenas o ponto de partida para novas aspirações. Seja este blog também o lugar para registrar minhas inquietações e, quando não resultados, pelo menos o caminho percorrido atrás de algumas respostas. E, para ficar com Dante, segui il tuo corso, e lascia dir le genti.




O gabinete de curiosidades de Ole Worm (1588-1655).


2 comentários: